Quaren10a: 10 produções underrated de DJ Premier

Depois de ontem termos anunciado e começado a nossa nova rubrica Quaren10a com 10 filmes ligados à cultura Hip-Hop, hoje temos um novo tópico de acordo com a mesma base apresentada.

Assim sendo, mantendo-nos fiel ao número 10 e um leque de escolhas baseados no gosto pessoal e vontade de partilhar conteúdo com os nosso seguidores, optei por escrever acerca de um tópico não tão generalizado quanto o anterior mas mais virado para quem é fã do trabalho do lendário e icónico produtor e DJ nova iorquino Premier.

A ideia aqui foi simples. Escolhi 10 temas produzidos pelo membro dos Gang Starr que na minha opinião, ou não tiveram tanta visibilidade na altura em que foram lançados, ou que por ventura nunca são mencionados entre os melhores do seu reportório, porque na verdade nem todos os escolhidos o são.

Esta escolha, acaba por mencionar apenas um tema da década de 90 e 5 da década que une os anos de 2000 a 2010. Os restantes 5 são efetivamente temas com menos de 10 anos de idade. Refiro este detalhe antes de os enumerar porque Premier, que é um dos meus produtores preferidos de sempre no movimento Hip-Hop, nesta última década não teve a notoriedade e cátalogo de produções ao nível dos anos anteriores, que efetivamente podemos considerar a era dourada da sua carreira que ainda continua ativa.

Deste modo podemos ainda escutar produções mais recentes de sua autoria, que na minha opinião merecem ser ouvidas (embora exista sempre a possibilidade de se tratar de um instrumental antigo nunca antes divulgado até aos respetivos lançamentos).

 

Paula Perry - Extra Extra

Em 1998 a rapper de origem nova iorquina, mais concretamente do Bronx, lançava em 1998 o seu primeiro álbum de originais "Tales From The Fort Knox" que tinha o tema "Extra Extra" como single com videoclipe oficial.


Christina Aguilera - Still Dirty

O quinto álbum de originais da cantora norte americana com o nome "Back To The Basics" acabou por ter Premier como produtor de 5 dos 13 temas que completam o disco um do lançamento duplo. O tema "Still Dirty", de 2002, encaixa de forma perfeita o estilo único do nova iorquino numa voz soul.

 

Agallah - New York Ryder Music

Em 2006, o experiente rapper Agallah de Brooklyn que continua ativo e a lançar música com qualidade, contou com a produção de Preemo para um dos singles do seu álbum "You Already Know" lançado com o carimbo da conhecida Babygrande.

 

Reks - Say Tonight

A Showoff Records lançou em 2008 o terceiro LP da carreira do norte americano Reks. O notável rapper natural de Massachusetts teve como single principal desse disco o tema "Say Tonight" lançado em formato de vídeo.

 

Smiley The Ghetto Child - I'm Legend

Outro nome nesta lista proveniente da cidade de Nova Iorque e do bairro de Bronx, é o rapper Smiley The Ghetto Child. O rapper sempre teve ligações a Guru e Premier que acabaram por fazer algumas participações conjuntas. O tema "I'm Legend" é um single solto lançado no ano de 2010 em vinil.

 

Nick Javas - Opportunity Knocks

Nick Javas chegou a fazer parte do rooster da Year Round de DJ Premier e a sua primeira aparição ligada ao produtor norte americano foi mesmo com este tema com o nome "Opportunity Knocks" que ganhou ainda mais notoriedade quando lançado em vídeo. A ideia do tema em conjunto com o suporte visual mostram o potencial de um rapper que infelizmente acabou por nunca se afirmar.

 

Rapsody - Kingship

Em 2013 já a rapper Rapsody da Carolina do Norte se revelava entre os melhores do movimento norte americano. Prova disso mesmo foi a sua mixtape (ou street album) com o nome "She Got Game" em que o tema "Kingship" acabou mesmo por ser um single notável do disco.

 

The Four Owls - Think Twice

O super-coletivo britânico afiliado da High Focus é composto por 4 populares rappers locais. No tema "Think Twice" que acabou por ser o tema mais marcante do seu álbum Natural Order, Fliptrix, Leaf Dog, Verb T e BVA tiveram o privilégio de rimar num grande instrumental de Premier. O coletivo em questão voltou recentemente ao ativo e deverá lançar um álbum de regresso ainda na primeira metade do presente ano.

 

First Division - This Iz tha Time

Os First Division são uma dupla canadiana formada pelos rappers Shylow & Expertise (ambos membros da crew The Bomb Shelta Association). Depois de terem lançado o álbum "Overworked & Underpaid" em 2015, o regresso ao ativo no ano seguinte foi feito ao som deste "This Iz Tha Time" que aparentemente parece mesmo ter sido o último lançamento disponibilizado. nas plataformas digitais pela dupla.

 

Torii Wolf - Shadows Crawl

A cantora Torii Wolf acabou por ser uma das últimas apostas de DJ Premier que foi o produtor executivo do seu álbum "Flow Riiot" lançado no ano de 2017. O primeiro avanço trouxe uma expetativa alta para um lançamento que acabou por se revelar pouco interessante. No entanto este "Shadows Crawl" mereceu atenção na altura em que foi lançado.

 

Artigo por João Moura

Newsletter

Subscreve a nossa newsletter