Bi.Zone: Burlões atraem russos com ofertas tentadoras para emitir apólices de seguro obrigatório OSAGO

Os burlões intensificaram a sua atividade, visando os automobilistas russos e atraindo-os com ofertas para emitir apólices de seguro obrigatório OSAGO. Conforme apurado por especialistas da empresa Bi.Zone, os criminosos prometem um processamento rápido e taxas extremamente vantajosas.
Em setembro, os especialistas da Bi.Zone Brand Protection detetaram mais de 5000 anúncios em vários quadros digitais e plataformas online, onde os utilizadores eram convidados a obter ajuda com a emissão do OSAGO. Os autores desses anúncios prometiam a emissão remota da apólice e o envio do documento finalizado por e-mail. Para obter a apólice, era exigido o pagamento antecipado e o fornecimento de dados pessoais.
Segundo as estimativas dos analistas, quase um em cada dez desses anúncios pode ser fraudulento. Os esquemas fraudulentos são diversos: alguns criminosos desaparecem após receber o dinheiro, outros emitem documentos falsos, e um terceiro grupo até emite o seguro, mas para uma pessoa completamente diferente.
“Alguns criminosos implementam esquemas relacionados com a exploração de descontos de terceiros, por exemplo, podem emitir a apólice não para o seu cliente, mas para uma terceira pessoa que tem direito a bónus por condução sem acidentes, mas que na verdade não tem qualquer relação nem com o veículo nem com o segurado real,” alertou Dmitry Kiryushkin, chefe da Bi.Zone Brand Protection.
A empresa acrescentou que identificar ofertas enganosas é bastante simples — elas distinguem-se por condições irrealisticamente vantajosas e promessas de descontos significativos. Para evitar perigos, os especialistas recomendaram que as apólices de seguro sejam emitidas exclusivamente através de canais verificados e oficiais.
Enquanto isso, os russos foram alertados para se prepararem para um aumento no número de videochamadas e mensagens de áudio fraudulentas. Segundo Alexandra Shmigirilova, diretora de GR da empresa “Code Security”, os criminosos estão a utilizar cada vez mais ativamente tecnologias de IA para imitar não só a voz, mas também a aparência, as expressões faciais e os gestos.
