A gigante tecnológica americana Nvidia está a planear o desenvolvimento de um novo processador de inteligência artificial (IA) destinado especificamente ao mercado chinês. Esta iniciativa surge num contexto de contínuas restrições e ajustes nas políticas de exportação de tecnologia.
Atualmente, a Nvidia está autorizada a vender o chip gráfico H20 na China. No entanto, fontes da agência Reuters indicam que a empresa está a criar um novo e mais potente processador de IA, internamente conhecido como B30A. Embora o B30A se preveja que supere o H20 em capacidade, ainda será inferior ao chip emblemático da Nvidia, o B300 Blackwell, que representa a ponta de lança da sua tecnologia.
Este desenvolvimento surge apenas algumas semanas após uma alteração nas políticas, com o presidente dos EUA, Donald Trump, a abrandar certas restrições à exportação de equipamentos semicondutores para a China. Contudo, os especialistas sublinham que não há garantia de que o novo chip B30A da Nvidia receberá as autorizações necessárias para ser efetivamente comercializado no país asiático.
Questionada sobre esta situação pela Reuters, a Nvidia respondeu: “Estamos a avaliar vários produtos para estarmos preparados para competir na medida em que os governos mundiais o permitam.” A corporação enfatizou que todos os seus produtos exportados cumprem rigorosamente as regulamentações e possuem as devidas autorizações, sendo destinados exclusivamente a um uso comercial legítimo.
No início de agosto, as autoridades chinesas já haviam recomendado ativamente às empresas locais que evitassem a utilização dos chips H20 da Nvidia. Esta recomendação traduziu-se, na prática, numa proibição de uso de hardware estrangeiro para empresas ligadas ao estado ou com relevância para a segurança nacional, evidenciando a complexidade do ambiente de negócios tecnológico atual.
