O CEO da VK Tech confirma a manutenção dos planos para a Oferta Pública Inicial (IPO)

Notícias de Portugal » O CEO da VK Tech confirma a manutenção dos planos para a Oferta Pública Inicial (IPO)
Preview O CEO da VK Tech confirma a manutenção dos planos para a Oferta Pública Inicial (IPO)

A PAO «VK Technologies» (VK Tech, a vertical tecnológica do grupo VK) mantém os seus planos de realizar uma Oferta Pública Inicial (IPO). No entanto, o CEO da empresa, Pavel Gontarev, afirmou em entrevista ao canal de televisão Rossiya 24 que a data exata da colocação será determinada pelo acionista, levando em consideração a conjuntura e as condições gerais do mercado. Em dezembro de 2024, a VK já havia comunicado publicamente a possibilidade de realizar a IPO da VK Tech na Bolsa de Valores de Moscovo.

“Lançámos o prospeto e já operamos como uma empresa pública, divulgando relatórios trimestrais. Neste sentido, estamos preparados como ativo para a colocação pública,” declarou Gontarev.

Expansão e Estratégia Internacional

A empresa também reafirmou os seus planos de expansão internacional. “Somos bem-sucedidos na Ásia Central e estamos ativamente a olhar para o Sudeste Asiático, acreditando que também seremos bem-sucedidos lá,” disse o chefe da VK Tech. Vietname e Indonésia estão a ser considerados como mercados iniciais. Gontarev ressalvou, contudo, que a empresa está a proceder “com cautela,” avaliando cuidadosamente a concorrência local, o seu posicionamento estratégico e as oportunidades de parceria.

Desempenho Financeiro Sólido

O CEO da VK Tech acrescentou que a empresa mantém um nível de dívida zero e não necessita de recorrer a empréstimos. O seu desempenho financeiro mantém-se robusto: durante os primeiros nove meses do ano, a receita da VK Tech aumentou 39% em relação ao ano anterior, atingindo 10,7 mil milhões de rublos. O EBITDA ajustado fixou-se em 1,5 mil milhões de rublos, resultando numa margem de rentabilidade de 13,9%.