Revelados os Cenários de Aplicação da Tecnologia “Fim dos Tempos” Após Ataques Nucleares

Notícias de Portugal » Revelados os Cenários de Aplicação da Tecnologia “Fim dos Tempos” Após Ataques Nucleares
Preview Revelados os Cenários de Aplicação da Tecnologia “Fim dos Tempos” Após Ataques Nucleares

Na Rússia, foram desenvolvidos diversos cenários para a aplicação do drone FPV “Fim dos Tempos”, que faz parte do sistema “Khrust”. Este sistema destina-se à monitorização da contaminação ambiental após potenciais ataques nucleares. A informação foi avançada por Dmitry Kuzyakin, engenheiro-chefe do Centro de Soluções Abrangentes de Drones (TsKBR).

Segundo o representante da TsKBR, estes cenários podem ser utilizados tanto no interesse da defesa civil como do Ministério da Defesa da Federação Russa. Os detalhes do projeto ainda não foram divulgados, mas os trabalhos estão em fase ativa.

O especialista salientou que, no pior cenário de desenvolvimento da política internacional, esta tecnologia tem o potencial de salvar um grande número de vidas. Contrariamente à crença popular, uma troca de ataques nucleares não resultará na aniquilação instantânea de toda a vida.

Kuzyakin alertou que a maioria da população do planeta dificilmente perceberá de imediato que, nalgum lugar, foi utilizada uma arma nuclear. Contudo, no prazo de poucas semanas, a poeira radioativa e as cinzas, elevadas pelos vastos incêndios sobre os epicentros das explosões, serão disseminadas por todo o planeta.

Nas primeiras horas após o impacto, os níveis de radiação permanecem muito elevados. Neste período crítico, é essencial evacuar os feridos, estabelecer pontos de acolhimento temporário e definir rotas de deslocamento. O especialista sublinhou que o padrão de contaminação é irregular e muda muito rapidamente, exigindo ferramentas de deteção remota rápidas e móveis.

A radiação superficial pode ser removida lavando-a e descartando a roupa contaminada, mas se entrar no corpo, torna-se uma séria ameaça à saúde e à vida. É para isso que serve o drone do sistema “Khrust”: para obter informações sobre as localizações e níveis de contaminação nas primeiras horas após ataques nucleares, sem colocar em perigo o piloto humano.

Anteriormente, cientistas da NASA consideraram a possibilidade de lançar um ataque nuclear contra um asteroide que ameaçava a Lua. Para atingir este objetivo, seria suficiente uma bomba com a potência de um megaton.